quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Open You Mind


Ser turista ou morar em outro país não é a mesma coisa que mudar de casa. É também se adaptar à cultura, vivenciar o novo, ver outras formas de fazer as mesmas coisas ou mesmo aprender novos hábitos.
Infelizmente, nem todos os aliens conseguem entrar neste nível de absorção da realidade que os envolve. E é aí que eu me pergunto: Pra que ir tão longe?
Uma vez, em Paris, no Quai andando em direção à Torre Eiffel, ouvimos o comentário mais estúpido possível:
"It´s so big! I never thought they could do something so huge!", uma das meninas de grupo de turistas americanas que caminhava logo em frente espantou-se. Eu e meu namorado na época queríamos nos atirar dentro do rio Sena. Só os americanos sabem fazer grandes coisas? Que vergonha ser turista naquele momento.
Depois, em Londres, enquanto tentava chegar no British Museum, sentada num daqueles ônibus vermelhinhos, me deparei com uma casal que perguntava ao motorista:
"Is this bus going to the British Museum?"
O problema nem foi só a pergunta em si, mas também a altura exagerada e a velocidade reduzida com que a mulher a fez. O marido disse baixinho à esposa:
"Darling, this bus IS going there, it´s written on top of the bus"
Mas ela continuava gritando, como se o motorista não entendesse inglês, afinal de contas, estávamos na Inglaterra e o fato de estar escrito no ônibus que um das paradas era o Museu, aparentemente não significava nada para ela.
Os americanos têm a fama de achar que todos os lugares tem que ser como os Estados Unidos e, ao mesmo tempo, subestimam os outros países.
Vale lembrar que eles não são os únicos. Os brasileiros que vão para os EUA tentar a vida jamais se deixam levar pela cultura americana. Muito pelo contrário. Ganham em dólar, é verdade, mas gastam uma fortuna para comprar, nos mercados brasileiros, o bom e velho (e caro e importado) arroz e feijão. Eu entendo que eles sintam vontade de comer aquela comidinha gostosa e que um dia ou outro façam uma loucura para matar as saudades, mas transformar o lugar onde estão num Mini-Brasil, já é demais!
Pior ainda, são os estrangeiros que vão aos países do antigo "3º Mundo" em busca de turismo sexual! Como se não bastasse o tráfico de mulheres e a imigração ilegal de prostitutas e travestis para os chamados países desenvolvidos, ainda vão à fonte buscar mais possibilidades?
O mundo está cada vez mais xenófobo e agressivo. Não é fácil!
A gente bem sabe que o relacionamento entre os seres humanos é complicado, ainda mais se existe uma barreira cultural, desrespeito e um cero sentimento de superioridade. É preciso muita calma e uma mente aberta.

Um comentário:

Anônimo disse...

já assistiu tropa de elite?? aí você vai se revoltar!!