quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Fristaden Christiania


Nas minhas memórias, certamente Copenhagen tem um espaço importante. É claro que não como Paris ou Amsterdam, mas é um lugar especial. Cheia de água por todos os lados.
A estátua da Pequena Sereia da história de Hans Christian Andersen no Øresund, que por sinal, de vez em sempre não está por lá, porque é constantemente vandalizada. Inclusive quando eu fui, a haviam explodido da pedra e de acordo com o marinheiro do barco que peguei, os salva-vidas estavam tentando resgatá-la do fundo do mar.
O clima monárquico é envolvente. Tudo é tão lindo! As pessoas são simpáticas. Des bonnes memoires!
Fiquei na casa de um amigo quando fui para lá, ele e os amigos fizeram um prato típico dinamarquês para mim.
Depois a mãe dele me convidou para jantar na casa dela um outro dia. Também fez questão de me levar para passear na cidade enquanto meu amigo trabalhava. (Nos encontramos de novo em Paris no ano passado.)
Fomos para o centro de Copenhagen na parte da tarde e caminhando acabamos chegando num lugar com uma entrada e a seguinte frase:

You're leaving the European Community and entering the free state of Chistiania.

Que lugar era aquele? Um estado livre, no meio de uma cidade? Que loucura!

A Cidade Livre de Christiania é uma comunidade independente e autogestora, semi-legal criada em 1971, por hippies, anarquistas, artistas e músicos em Copenhagen.
fonte: Wikipedia


Entrei no lugar, com a mãe do meu amigo, e começamos a passear, olhar os lugares, restaurantes, fomos tomar um café, comemos nozes carameladas, e passeamos pela feirinha hippie, onde além de havaianas caríssimas vendidas por um português, também oferecia maconha de todas as partes do planeta. De todas as cores, cheiros e formas. E acessórios para a utilização de qualquer outro narcótico. É impressionante!
Amo Amsterdam, mas nada se compara a Christiania. E olha que eu nem uso nada, então, pra mim, isso não vale nada. É a liberdade que me chama. Não quero fazer, quero saber que eu posso fazer.
A mãe do meu amigo me perguntou se fiquei impressionada de ver tantas drogas, assim à disposição, mas a única coisa que pensei naquele momento foi que lá não existia tráfico. Fantástico!
Já se vão alguns anos que eu fui parar lá e nesse meio tempo já reencontrei meu amigo e conheci outros dinamarqueses. As notícias que tenho de Christiania é que o lugar está sendo controlado, porque a violência aumentou e o ideal do lugar tem diminuido. Isso me entristece muito, mas c'est la vie! Se alguém tiver notícias de lá, por favor, informações são bem vindas!

Nenhum comentário: