terça-feira, 25 de setembro de 2007

Start spreading the news


I was a part of it. But once again I didn't belong.
O famoso "American Way of Life" ou "buy as much as you can" não serve para mim. De jeito nenhum!
Ao contrário das expectativas a respeito das mulheres, eu não gosto de fazer compras. Não tenho conta em banco e vivo só com cartão de crédito, mas eu mesma pago e nunca fiquei devendo.
Talvez seja esse o problema. Nos Estados Unidos, para se divertir, é preciso ter. Ao contrário da Europa, onde você consegue se divertir só sendo. Quem sabe se eu fosse milhonária. Mas acho que nem assim. Once in NYC, meus dois lugares favoritos eram o MoMA (cujo jardim está em destaque na foto) e o Central Park. Fui ao MoMa todas as vezes que foi possível, mesmo quando a minha amiga - que viajou comigo - já não aguentava mais. Ao Central Park, perdi a conta. Ah, e claro, os muito importantes Ferry para Staten Island e Carl Schultz Park. Todos os lugares onde se tem passagem livre. Não porque eu não tivesse dinheiro, mas porque eu não consigo mesmo ser dependente de nada, nem de dinheiro.
Gostaria de ter os olhos de outras pessoas para tentar ver essa cidade de maneira diferente. Como é possível que todo mundo adore tanto esse lugar onde as pessoas são mais mal-educadas do que em Paris - por mais groceiros que os franceses sejam, eles sempre dizem pardon quando esbarram em você. Os novaiorquinos fazem de conta que você nem está lá, passam por cima mesmo.
Chinatown é quase como uma 25 de março. Só que os preços são em dólares e as pessoas são mais mal-humoradas. A Times Square é como Picadilly Circus em Londres. Um mar de gente passando em todas as direções, milhões de luminosos piscando, just too much information.
Nova York é um lugar para se ver de longe. Do alto do Empire States Building - de onde em duas ou três horas tiramos mais de 500 fotos. O skyline é maravilhoso.
Outro lugar excepcional para ver a cidade é Hoboken. A cidade onde nasceu Frank Sinatra. Dalí, às margens do Hudson River, olhando para Manhattan dá para entender de onde veio a música do Mr. Blue Eyes. É uma vista imponente, impressionante. Para quem está numa cidadezinha de New Jersey, ver a ilha do outro lado do rio, com todos os prédios, imaginando todas as pessoas alí, observar as luzes da cidade que nunca dorme, tudo tão perto, é como olhar nos os olhos da Capitu do Machado de Assis, os olhos de ressaca; é como um ímã. Você tem que ir para lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom, você me conhece e sou suspeita pra comentar... sou viciada em compras, mas concordo que não há lugar como a europa... porque além de tudo que você gringa-viajante ama ser, tem tudo que eu quero ter!! é o lugar perfeito!