terça-feira, 20 de maio de 2008

Totalmente diferente



É absolutamente impressionante como se fala mal da Colombia. E pelo menos o que eu vi por lá, não tem nada a ver com o que dizem.
Por exemplo, em termos de segurança, o país está numa situação relativamente tranquila. Se engana quem pensa que as guerrilhas, os carteis e as Farcs tomam conta das cidades.
Claro que não é um país superdesenvolvido e muitas coisas poderiam ser melhor aproveitadas, mas também existem coisas maravilhosas para se ver e aproveitar.
Em primeiro lugar, está a hospitalidade do povo colombiano. São muito gentis, sempre dispostos a ajudar.Onde quer que você esteja, pode perguntar qualquer coisa a qualquer um e sempre lhe dirão onde estão os melhores lugares para ver e conhecer, os melhores restaurantes e bares e praias.
Em segundo lugar, eu colocaria as Zonas Rosas e similares - I think Nina would back me up on this one. Zona Rosa é o local das cidades onde está a maior concentração de bares, restaurantes e lojas, todos muito bem apresentados. São áreas por onde se pode andar tranquilamente tanto durante o dia como à noite. Além disso, são próximas a parques e não passam aquela impressão de centrão da cidade feito de concreto.
Mas mesmo o centro das cidades é cheio de monumentos e edifícios lindos, cheios de histórias, de Botero, de Garcia Marquez.
Os bares estão sempre movimentados, mas o seu lugar para tomar um trago não vai faltar. E não precisa de muito esforço para se divertir.
A única coisa de cortar o coração é a quantidade de mendigos pedindo dinheiro e vendedores ambulantes em todas as partes. Eles são bastante incisivos e já logo dizem que não têm nada, que se você não ajudar, eles e suas respectivas familias morrerão de fome. E a isso, não dá para se acostumar.

Nenhum comentário: