quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mi Medellin!


É claro que depois de mais de 20 anos de publicações na mídia, é quase impossível, ainda hoje, desatrelar a cidade do Cartel de Medellin.
Porém, por mais que seja possível conhecer as raízes, lugares relativos à vida e a sepultura de Pablo Escobar; digamos que as coisas já não funcionam mais como eram antes.
Com um castelhano um pouco mais difícil de entender que o de Bogotá, mas ainda assim bastante compreensível, os moradores de Medellin estão sempre sorrindo. Também pudera, pois trata-se da cidade da eterna primavera.
As temperaturas são sempre agradáveis o ano todo - se bem que podem chegar as alturas também! E que calor!
Como em qualquer outro lugar, todo tipo de entorpecentes - incluindo Ron Medellin e Aguardiente Antioqueña, além dos imaginados - estão à porter de main.
Mas não é isso o que interessa, porque para aproveitar bem a cidade, você tem que estar de olhos bem abertos.
Encontramos lá um dos melhores albergues da América Latina. A infra-etrutura não é superfantástica, mas o ambiente é demais. Por isso, se algum dia você pensar em ir, vá com passagem de saída marcada. Senão, corre grandes riscos de ir ficando até sei lá quando. Tem gente que já está no lugar a meses!
A balada acontece lá mesmo. Tem mesa de bilhar, varanda, churrasqueira...
Para as mulheres ainda tem uma grande vantagem já que o albergue é cheio de homens. Lindos e para qualquer gosto. Para os homens, já é mais fácil encontrar moçoilas entre as locais.
É muito fácil conhecer todo mundo, muita gente fala castelhano, apesar de ser um paradeiro de gringos, e de lá você descobre onde ir, o que conhecer e como chegar. Ir sozinho também não é um problema; há sempre gente indo a todas as partes. Só é necessário ser extrovertido ou curioso.
A localização também é ótima: fica muito perto da Zona Rosa de Medellin, o que significa que toda a diversão noturna está a alguns passos.
Na Zona Rosa, é possível encontrar restaurantes com cozinhas típicas de vários países - mas quem me conhece sabe que praticamente só comi carne, que aliás é muito boa na Colômbia - bares de todos os tipos, com grande variedade de música. Você também pode passar a noite de bar em bar, para não cair na rotina.
Durante o dia também é muito agradável passear por esta região. No entanto, vale a pena também subir nas colinas para ver a cidade do alto. É impressionante! A cidade se espalha pelo vale e parece escalar as montanhas que estão a sua volta.
O trânsito é caótico, mas nem se compara ao de São Paulo. E com o preço barato dos táxis, ir e vir não é muito complicado.
A única dica que pode ser dada é: "Deixe Medellin por último". Senão, você não vai querer ver mais nada!

Nenhum comentário: