terça-feira, 30 de setembro de 2008

Next steps


O futuro é sempre incerto. Mas as pessoas sempre estão tentando desvendá-lo. Quem sabe, encontrar uma forma de descobrir o que vai acontecer, seja por eliminatória, repetição ou adivinhação.
Porém, sabe-se muito bem que não adianta inventar. Pode-se acertar algumas coisas por pura sorte ou seja lá como se pode justificar, mas a verdade é que não dá para prever exatamente o que vai acontecer, nem daqui a um minuto.
Então, eu espero poder fazer mil coisas, mas só vou saber se elas vão acontecer, depois que elas acontecerem. A todos que me perguntam quando e se eu vou viajar de novo, bem, quando eu voltar de viagem, eu respondo!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Danger and Annoyances


Muito se engana quem pensa que existe lugar seguro no mundo. Mas é claro que alguns lugares são mais tranquilos que os outros e outros lugares a segurança é diretamente relacionada com a maneira com que você se veste, sexo, raça ou religião.
Infelizmente, a violência se utiliza das diferenças sociais, culturais e físicas para determinar suas vítimas.
E a verdade é que somos todos potenciais vítimas. Basta estarmos na hora errada e no lugar errado.
Não importa se a criminalidade é alta. Os números são secundários, Se você estiver num lugar desconhecido, obviamente não saberá qual é, estatisticamente falando, o risco que você está correndo.
Na minha experiência, posso dizer que só fui vítima em quatro cidades do mundo. São Paulo, Paris, Amsterdam e Milão.
Em São Paulo, sofri por estacionar o carro na hora errada e no lugar errado. Em Milão, porque sou mulher, em Paris por eu não ser muçulmana e em Amsterdam, porque sou Brasileira. O que não significa que em outras condições, nos mesmos lugares, outras pessoas diferentes não poderiam ter sido escolhidas.
Em compensação, fui para a Colômbia, assim como muitos outros viajantes, peguei ônibus noturnos para ir de uma cidade a outra e nada aconteceu. Na Turquia, por exemplo, ser turista não é a coisa mais perigosa do mundo. Aliás, é muito mais perigoso ser turco mesmo.
E é assim que bem ou mal, as pessoas acabam se privando de descobrir coisas novas e explorar lugares maravilhosos, tudo por culpa do medo, que nem sempre é bem fundamentado. Só tem que tomar cuidado e ficar atento. Sempre.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Um ano!!!


Há um ano, tudo era apenas o começo. Algumas idéias, algumas viagens. Muitas descobertas e muito a descobrir ainda. E tudo continua igual, mas com um ano a mais de experiência.
Com mortes, casamentos, viagens obrigatórias, viagens para fugir e viagens para o tempo livre.
Este ano foi de conhecer a Ilha Grande, a Colômbia, a Turquia, a Grécia e a Croacia. Um ano de rever Buenos Aires, França, Inglaterra, Dinamarca e Itália.
O novo e o velho caminharam juntos. A vida e a morte. O bom e o ruim. Todas as contradições possíveis.
Um ano de música e de filmes e de vinhos. De estar com os amigos e fazer novos amigos. Grandes movimentações reais e virutais.
Um ano de gringa online.